Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Wednesday, February 01, 2006

Cardeal Joseph Ratzinger [Papa Bento XVI]: Einführung in das Christentum (A Fé Cristã)


"De onde é que isto lhe vem?": Cristo, o novo Adão
"Creio em Jesus Cristo, Filho unigénito de Deus, nosso Senhor" (Credo). A fé cristã reconhece em Jesus de Nazaré o homem exemplar - é essa, parece, a melhor forma de compreender a ideia de S. Paulo ao dizer que Cristo é "o último Adão" (1 Co 15,45). Mas é precisamente como homem exemplar, como homem tipo, que Jesus transcende o limite do humano; e é precisamente por isso que ele é verdadeiramente exemplar. Porque o homem é verdadeiramente ele mesmo na medida em que está perto de um outro; só se encontra a si mesmo abandonando-se; só se encontra a si mesmo através de alguém, de um outro... E, em última análise, o homem está orientado em direcção a... alguém que é verdadeiramente outro, a Deus... Ele é totalmente ele mesmo quando deixa de confiar só em si, de se virar sobre si mesmo, de se afirmar a si mesmo, isto é, quando é total abertura a Deus.
Mas, para que o homem se torne plenamente homem, foi preciso que Deus se tornasse homem. Só então... a passagem do "animal" para o "espiritual" (1 Co 15,44) é definitivamente atravessada; só então o ser de barro, elevando o seu olhar para além de si mesmo, pode dizer "Tu" a Deus. É esta abertura ao infinito que faz o homem... E esse é o homem pleno, o verdadeiro Adão, o mais ilimitado, o que não só entra em contacto com o Infinito mas forma um com ele: Jesus Cristo...
Se em Jesus a verdadeira essência do homem, tal como Deus a concebeu, se manifesta plenamente, ele não pode estar destinado a ser uma excepção absoluta, uma espécie de curiosidade... A sua existência diz respeito a toda a humanidade...; ele está destinado a reunir em si toda a raça humana. Ele deve "atrair a si" toda a humanidade (Jo 12,32) para formar o que S. Paulo chama "o Corpo de Cristo".
FONTE: Disponível em: <http://evangelhoquotidiano.org/>. Acesso em: 01 fev. 2006.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home