Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Tuesday, February 14, 2006

S. Pascácio Radbert (? - cerca 849), monge beneditino: Comentário ao Evangelho de Mateus.

“Quero, fica limpo”
O Senhor cura em cada dia a alma de todo o homem que lhe implora, o adora piedosamente e proclama com fé estas palavras: “ Senhor, se quiseres, podes limpar-me”, e isto, seja qual for o número das suas faltas. “Porque com o coração se crê para alcançar a justiça” (Rom 10,10). Devemos pois dirigir a Deus os nossos pedidos com toda a confiança, sem a mais pequena dúvida do seu poder... É esta a razão pela qual o Senhor responde tão prontamente ao leproso que lhe suplica: “Quero”. Porque, assim que o pecador começa a rezar com fé, a mão do senhor põe-se a tratar da lepra da sua alma...
Este leproso dá-nos um óptimo conselho acerca do modo de rezar. Ele não duvida da vontade do Senhor, porque isso seria recusar a sua bondade. Mas, consciente da gravidade das suas faltas, ele não quer conjecturar acerca desta vontade. Ao dizer que o Senhor, se quiser, o pode limpar, ele afirma que este poder pertence ao Senhor, ao mesmo tempo que afirma a sua fé... Se a fé é fraca, ela deve primeiro ser fortalecida. Porque só então é que ela revelará toda a sua força para obter a cura da alma e do corpo.
É sem dúvida alguma desta fé que fala o apóstolo Pedro quando diz: “purificou os seus corações pela fé” (Ac 15,9)... A fé pura, vivida no amor, mantida pela perseverança, paciente na espera, humilde na sua afirmação, firme na sua confiança, cheia de respeito na sua prece e de sabedoria naquilo que pede, está segura de ouvir em qualquer circunstância esta palavra do Senhor: “Quero”.
(FONTE: Disponível em: <http://evangelizo.org/>. Acesso em: 14 fev. 2006)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home