Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Wednesday, March 15, 2006

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja: Comentário sobre o Salmo 126.


"Eis que subimos a Jerusalém"
"É em vão que vos levantais antes da aurora" (Sl 126,2). Que quer isto dizer?... Cristo, nosso Dia, já se ergueu; é bom que nos levantemos depois de Cristo e não antes. Quem são os que se levantam antes de Cristo?... Os que querem ser exaltados cá em baixo, onde ele foi humilde. Que eles sejam, pois, humildes neste mundo, se querem ser exaltados onde Cristo é exaltado. Com efeito, Cristo disse daqueles que a ele tinham aderido pela fé - e nós estamos precisamente entre esses: "Pai, aqueles que me deste, quero que, lá onde eu estiver, eles estejam também comigo" (Jo 17,25). Dom magnífico, grande graça, gloriosa promessa... Quereis estar lá onde ele é exaltado? Sede humildes onde ele foi humilde."O discípulo não está acima do mestre" (Mt 10,24)... Contudo, os filhos de Zebedeu, antes de terem suportado a humilhação em conformidade com a Paixão do Senhor, tinham já escolhido o seu lugar, um à direita e outro à esquerda. Queriam "levantar-se antes da aurora"; é por isso que caminhavam em vão. O Senhor chamou-os à humildade perguntando-lhes: "Podeis beber o cálice que eu devo beber? Eu vim para ser humilde e vós quereis ser exaltados antes de mim? Segui-me, disse ele, no caminho por onde vou. Porque se quereis ir por um caminho onde eu não vou, é em vão que o fazeis."


(FONTE: Disponível em: <http://evangelizo.org>. Acesso em: 15 mar. 2006.).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home