Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Tuesday, February 14, 2006

Santo Hilário (cerca de 315 - 367), bispo de Poitiers e doutor da Igreja: Tratado sobre a Trindade.


"Não compreendeis ainda? Tendes os vossos corações cegos?"
Pai, Deus todo-poderoso, é a ti que devo consagrar a principal ocupação da minha vida. Que todas as minhas palavras e pensamentos se ocupem de ti. Porque somos pobres, pedimos aquilo que nos falta; faremos um esforço desmedido para entender as palavras dos teus profetas e dos teus apóstolos, bateremos a todas as portas que nos dêem acesso a uma compreensão que nos está vedada.
Mas é a ti que cabe atender o nosso pedido, conceder o que procuramos, abrir a porta fechada. Na verdade, vivemos numa espécie de torpor por causa do nosso adormecimento natural; estamos impedidos de compreender os teus mistérios por uma ignorância invencível devida à fraqueza do nosso espírito.
Mas o zelo pelos teus ensinamentos fortalece a nossa percepção da ciência divina e a obediência da fé nos ergue acima da nossa capacidade natural para conhecer. Esperamos, assim, que tu estimules os começos desta difícil empresa, que a fortaleças com um sucesso crescente, que a chames a partilhar o espírito dos profetas e dos apóstolos. Quereríamos compreender as suas palavras no sentido com que eles as pronunciaram e empregar os termos exactos para transmitir fielmente as realidades que eles exprimiram. Concede-nos o sentido exacto das palavras, a luz da inteligência, a elevação da linguagem, a ortodoxia da fé; aquilo em que acreditamos, concede-nos que também o afirmemos.

(FONTE: Disponível em: <http://evangelizo.org/>. Acesso em: 14 fev. 2006)

obs: Comentário ao Evangelho publicado com atraso porque o Ars Dei (todos) estava participando da festa em honra de Nossa Senhora de Lourdes, no município de Eldorado do Sul, onde não dispunhamos de Internet.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home