Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Saturday, March 18, 2006

S. Romanos, o Melódio (? - cerca de 560), compositor de hinos: Hino 28, O Filho Pródigo.


"Era preciso festejar... porque o teu irmão estava morto e
ressuscitou"
O filho mais velho, encolerizado, disse ao pai: "... Sempre obedeci às tuas ordens, sem transgredir uma só! ... e esse pródigo volta para casa, e dás-lhe mais importância do que a mim!"
Mal ouviu o filho falar assim, respondeu-lhe o pai com doçura: "Escuta o teu pai. Tu estás comigo, porque nunca te afastaste de mim; não te separaste da Igreja; estás sempre presente ao meu lado, com todos os meus anjos. Mas este regressou coberto de vergonha, nu e sem beleza, gritando: 'Piedade! Pequei, pai, e suplico-te como culpado diante de ti. Aceita-me como trabalhador da terra e dá-me alimento, porque tu amas os homens, Senhor e mestre de todos os tempos.' (Sb 1,6; 1Tm 1,17)""O teu irmão gritou: 'Salva-me, pai santo!' ... Como podia eu não ter piedade, não salvar o meu filho que gemia, que soluçava?... Julga-me, tu que me criticas... A minha alegria eterna é amar os homens... É minha criatura: como posso não ter piedade dele? Como posso não ter compaixão do seu arrependimento? As minhas entranhas geraram este filho de quem tenho piedade, eu, o Senhor e mestre de todos os tempos."
"Tudo o que tenho é teu, meu filho... A fortuna que tens não fica diminuida porque não é dela que eu tiro para dar presentes ao teu irmão... Eu sou o único criador de vós dois, o pai único, bom, amoroso e misericordioso. Cubro-te de honras, meu filho, porque sempre me amaste e serviste; dele, tenho compaixão, porque se entrega completamente ao seu arrependimento. Tu devias por isso partilhar a alegria de todos os que convidei, eu, o Senhor e mestre de todos os tempos"."Assim pois, meu filho, alegra-te com todos os convidados do banquete e mistura os teus cantos aos de todos os anjos, porque o teu irmão estava perdido e foi encontrado, estava morto e, contra todas as expectativas, ressuscitou."
A estas palavras, o filho mais velho deixou-se convencer e cantou: "Gritai de alegria! 'Felizes aqueles a quem foi perdoado todo o pecado e apagadas as faltas' (Sl 131,1) Eu te louvo, ó amigo dos homens, tu que salvaste também o meu irmão, tu, o Senhor e mestre de todos os tempos!"


(FONTE: Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2006.).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home