Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Wednesday, February 22, 2006

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona ( Norte de Áfica) e doutor da Igreja: Sermão 190.


«Chamar-te-ás Pedro» (Jo 1,42)
«Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja». Este nome de Pedro foi-lhe dado porque foi ele o primeiro a assentar entre as nações os fundamentos da fé e porque ele é o rochedo indestrutível sobre o qual repousam os alicerces e o conjunto do edifício de Jesus Cristo. Foi pela sua fidelidade que ele se chamou Pedro, enquanto que o Senhor recebe esse mesmo nome pelo poder, segundo a palavra de S. Paulo: «Eles bebiam água da pedra espiritual que os seguia, e essa pedra é Jesus Cristo» (1 Cor 10,4). Sim, ele merecia partilhar um mesmo nome com Cristo, o apóstolo escolhido para ser o cooperador da Sua obra, Construíram o mesmo edifício. É Pedro que planta, é o Senhor que faz crescer, é o Senhor que também envia aqueles que deverão regar (cf 1 Cor 3,6s).
Vós sabeis, irmãos muito amados, foi a partir dos próprios erros, no momento em que sofria o Salvador, que o bem-aventurado Pedro foi elevado. Foi depois de ter negado o Senhor, que se tornou o primeiro junto dEle. Mais fiel chorando sobre a fé que traíra, recebeu uma graça ainda maior do que aquela que tinha perdido. Cristo confiou-lhe o Seu rebanho para que o conduzisse como o bom pastor e, ele que tinha sido tão fraco, tornava-se agora o sustentáculo de tudo. Ele, que interrogado acerca da sua fé sucumbira, tinha de estabelecer os outros sobre os fundamentos inabaláveis da fé. Por isso é chamado a pedra fundamental da devoção das igrejas.


(FONTE: Disponível em: <http://evangelizo.org/www/popup-saints.php?language=PT&id=10321&fd=0>. Acesso em: 22 fev. 2006.)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home