Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Sunday, March 19, 2006

Orígenes (c. 185-235), padre e teólogo: Comentário sobre S. João 10,20.

«O Templo de que Ele falava era o Seu corpo»
«Destruí este Templo e em três dias eu reerguê-lo-ei»...Um e outro, o Templo e o corpo de Jesus, são a meu ver um símbolo da Igreja... O templo será reerguido e o corpo ressuscitará ao terceiro dia... pois o terceiro dia surgirá num céu novo e numa terra nova (2P 3,13), quando as ossadas, quer dizer toda a casa de Israel (Ez 37,11), se vestirem no grande dia do Senhor, e a morte for vencida.
Assim como o corpo de Jesus, sujeito à condição humana vulnerável, foi fixado à cruz e sepultado, e depois foi reerguido, assim também o corpo total dos fiéis de Cristo foi «fixado à cruz com Ele» e «desde então já não vive» (Gl 2,19). Com efeito, como Paulo, cada um deles não se glorifica senão da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, que fez dele um crucificado para o mundo e do mundo um crucificado para Ele (Gl 6,14)... «Pois fomos sepultados com Cristo», diz Paulo, que acrescenta, como se tivesse recebido alguma garantia da ressurreição: «E com Ele nos reerguemos» (Rm 6,4-9).
Cada um caminha então numa nova via, mas que não é ainda a ressurreição bem-aventurada e perfeita... Se alguém é agora posto no túmulo, um dia ressuscitará.


(FONTE: Disponível em: <http://www.catolicanet.com.br/>. Acesso em 19 mar. 2006.).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home