Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Thursday, March 30, 2006

S. Jerónimo (347-420), presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja: Carta 53, a S. Paulino, bispo de Nola.


"Se acreditásseis em Moisés, acreditaríeis também em mim, porque foi de mim que
ele falou na Escritura"
Há uma "sabedoria de Deus, misteriosa e oculta, que, desde antes dos séculos, Deus antecipadamente nos destinou". Esta sabedoria de Deus é Cristo; Ele é "poder de Deus e sabedoria de Deus"... No Filho, com efeito, "encontram-se escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento"; oculto no mistério, destinado previamente, desde antes dos séculos, Ele é o que foi predestinado e prefigurado na Lei e nos profetas.
Por isso, os profetas tinham o nome de "videntes"; viam Aquele que estava escondido e desconhecido dos outros. Também Abraão "viu o seu dia e rejubilou". Para Ezequiel, os céus abriram-se, enquanto para o povo pecador permaneciam cerrados. "Retirai o véu de cima dos meus olhos, diz David, e contemplarei as maravilhas da vossa lei". Na verdade, a lei é espiritual e, para a compreender, é preciso que seja "afastado o véu" e que "a glória de Deus seja contemplada de rosto descoberto".
No Apocalipse, mostra-se um livro fechado com sete selos... Quantos homens hoje, que se pretendem instruidos, têm nas mãos um Livro selado! São incapazes de o abrir, a menos que seja aberto por "Aquele que tem a chave de David; se Ele abrir, ninguém o fechará e, se Ele fechar, ninguém o abrirá". Nos Actos dos Apóstolos, o eunuco lia o profeta Isaías...; contudo, ignorava Aquele que venerava no livro sem O conhecer. Surge Filipe; mostra-lhe Jesus oculto pela letra. Compreende, pois, que não podes comprometer-te com as Sagradas Escrituras sem teres um guia que te mostre o caminho.


(Referências bíblicas: 1Co 2,7 ; 1Co 1,24 ; Col 2,31 ; 1Sm 9,9 ; Jo 8,56 ; Sl 118,18 ; 2Co 3,16-18 ; Ap 5,1 ; Ap 3,7 ; Act 8,26s)


(FONTE: Disponível em: <http://evangelhoquotidiano.org/>. Acesso em: 30 mar. 2006.).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home