Comentário ao Evangelho do dia feito por:

Monday, April 03, 2006

Isaac de l’Etoile (?- c. 1171), monge cisterciense: Sermão 12.


Ele que era de condição divina... despojou-se de Si mesmo, tomando a condição de
servo» (Fl 2, 6-7)
O Senhor, Salvador de todos, «faz-se tudo para todos» (1Cor 9,12), por forma a revelar-se mais pequeno que os pequenos, Ele que era maior que os grandes. Para salvar uma alma surpreendida em adultério e acusada pelos demónios, rebaixa-se a escrever com o dedo na terra... Ele mesmo é essa santa e sublime escada que o viajante Jacob viu no seu sonho (Gn 28,12)..., escada dirigida da terra para Deus e estendida por Deus à terra. Quando quer, sobe até Deus, às vezes acompanhado de alguns..., às vezes sem que nenhum homem possa segui-Lo. E, quando Ele quer, reúne a multidão..., cura os leprosos, come com os publicanos e os pecadores..., toca os doentes para os curar.
Bem-aventurada essa alma que pode seguir o Senhor Jesus por todo o lado aonde Ele vai, subindo no repouso da contemplação... e, por outro lado, descendo pelo exercício da caridade, seguindo-o até se rebaixar no serviço, a amar a pobreza, a suportar... o cansaço, o trabalho, as lágrimas, a súplica, e finalmente a compaixão e a paixão. É que Ele veio para obedecer até à morte, para servir, não para ser servido, e dar, não ouro ou prata, mas o seu ensinamento e a sua assistência à multidão, a sua vida, pela multidão (Mc 10,45).
Que este seja pois para vós o modelo de vida, irmãos:... seguir Cristo subindo para o Pai, ...seguir Cristo descendo aos irmãos, não recusando nenhum exercício de caridade, fazendo-Se tudo para todos.
(FONTE: Disponível em: <http://evangelhoquotidiano.org/>. Acesso em: 03 abr. 2006.).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home